terça-feira, 1 de agosto de 2006

Voltas as Aulas

Alunos voltam às aulas com novos professores

São Marcos descarta contratação dos professores demitidos da Fupespp devido ao valor da hora-aula

Após 57 dias sem aula, os 255 alunos da Fupespp (Fundação de Pesquisas, Estudos Sociais e de Políticas Públicas) devem retornar hoje aos estudos na Universidade São Marcos, porém com novos professores. De acordo com o diretor-superintendente da Fupespp, João Natanael de Souza, a possibilidade dos professores demitidos serem contratados pela universidade é zero. A contratação também foi descartada pela direção da São Marcos, que fechou ontem o quadro docente com professores próprios. Os alunos demonstraram preocupação com a medida, e ameaçam pedir a recontratação dos professores demitidos.

Segundo Souza, a contratação do corpo docente é de responsabilidade da São Marcos e deve respeitar as resoluções do CEE (Conselho Estadual de Educação), que garantem a titulação dos professores. De acordo com a direção da São Marcos, dos 39 professores que darão aulas para as turmas de Administração Pública e Comércio Exterior, 20 são doutores e doutorandos, 12 são mestres e mestrandos, e sete são especialistas. Esses professores foram selecionados para as disciplinas que integram o curso pela manhã. Para os núcleos de estudos, à tarde, novos professores deverão ser contratados, porém nenhum remanescente da Fupespp.

“Eu entendo a preocupação dos alunos com relação a continuidade do corpo docente, mas não existe possibilidade de contratação dos professores demitidos da Fupespp pela São Marcos, que tem profissionais gabaritados para exercer a demanda”, disse o diretor-superintendente. Ontem à tarde, ele se reuniu com os integrantes do Caceap (Centro Acadêmico de Comércio Exterior e Administração Pública) e explicou a transferência. Segundo o presidente do centro, Edson Sena, os alunos vão avaliar o ensino logo que as aulas começarem.

Os professores demitidos da Fupespp chegaram a ser contatados pela São Marcos, porém uma possível implicação jurídica nas contratações, devido ao valor da hora-aula paga, descartou a possibilidade de efetivação. A São Marcos foi contratada por R$ 360 mil mensais, até 26 de janeiro, para terceirizar o estudo dos alunos, até que uma solução definitiva seja tomada no caso da Fupespp.

Venceslau Borlina Filho - Paulínia - Fonte: Jornal TodoDia

Nenhum comentário: