quinta-feira, 3 de agosto de 2006

Metade dos alunos retorna às aulas

Estudantes racham e metade decide retornar às aulas na São Marcos


Metade dos 255 alunos da Fupespp (Fundação de Pesquisas, Estudos Sociais e de Políticas Públicas) retomou as aulas ontem, enquanto a outra metade optou por manter a manifestação contra a terceirização do ensino, e pela volta às aulas na fundação, com os professores demitidos. O racha foi definido após a realização de uma assembléia logo pela manhã, dessa vez com a participação do diretor-superintendente da Fupespp, João Natanael de Souza. Hoje, os alunos devem ir à sede do CEE (Conselho Estadual de Educação), em São Paulo, para buscar razões com relação à legalidade do ensino terceirizado e saber sobre o processo de reconhecimento dos cursos oferecidos pela fundação. Souza declarou que o reconhecimento virá de forma natural.

“Os alunos acreditaram no processo de reconhecimento da fundação, garantido pelo superintendente, mesmo sendo terceirizada, e optaram por freqüentar as aulas como se nada estivesse acontecendo”, disse o presidente do Caceap (Centro Acadêmico de Comércio Exterior e Administração Pública) da Fupespp, Edson Sena. De acordo com ele, para que a fundação tenha os cursos de Administração Pública e Comércio Exterior reconhecidos pelo CEE, é preciso campus próprio, professores próprios e continuidade do vestibular e turmas.

“Vamos até São Paulo para obter as informações sobre todos os processos”, declarou.

Souza disse que a terceirização do ensino da Fupespp foi avalizada pelo CEE. De acordo com que o TodoDia apurou, a terceirização foi possível porque o local onde os alunos atualmente estudam, apesar de ser sede de uma instituição privada, é um imóvel público municipal. Com relação aos professores, o ensino pode ser terceirizado. O caso especificado é válido porque existem cooperativas de professores no País, que assumem o estudo em algumas ocasiões. “Nós também queremos o contrato de terceirização do ensino para que seja analisado e dê subsídios para desmascararmos essa mentira toda”, disse Sena.

A cópia do contrato foi solicitada pelos alunos, de forma oficial anteontem, à direção da São Marcos e da Fupespp. A terceirização do ensino foi decidida pelo presidente do Conselho Deliberativo da fundação e prefeito de Paulínia, Edson Moura (PMDB), como forma de garantir a continuidade do estudo enquanto se analisa a estadualização ou federalização da fundação.

Fonte: Jornal TodoDia

7 comentários:

Anônimo disse...

....Parabens aos que resolveram levar a vida a serio...Abandonem mesmo esses desordeiros alunos do PT apoiados pela AMA PT...Eles não querem estudar querem somente tumultuar aqui na Cidade Feliz, Um Show de Cidade...

Anônimo disse...

...Dizem que a "boca fala o que esta cheio o coração"...

..."Quem desdenha quer comprar"...

Este Sr. Edson Sena, vive achando que tem sacanagem em tudo. Pois bem, qdo o PT era oposição vivia dizendo que todo mundo roubava e pra nossa surpresa, quando estes assumiram o governo foram pegos praticando as mesmas ações só que com mais intensidade...conforme noticia toda imprensa...

Anônimo disse...

Ah tenha dó vai. O que vocês estão fazendo com os alunos da Fupespp é uma malvadeza sem tamanho.

Anônimo disse...

Se apenas 30% da população fosse que nem o Edson Sena, Paulínia com toda certeza seria outra. Tem que se desconfiar realmente de tudo o que acontece nessa cidade e outra, "QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME". Se alguém desconfiar de algo, basta mostrar as provas, alias, não cabe a qualquer cidadão cobrar nossos governantes?

Anônimo disse...

Que caca que virou esta Fupespp.
Este prefeito não é sério mesmo. Acabou com a instituição bem de baixo de nossos olhos.
Lamento pelos estudantes, principalmente por aqueles que resolveram assistir às aulas. Frustração em dobro. Pois, na sua boa fé, estão dando um voto de confiança para quem já provou que não cumpre o que promete.

Anônimo disse...

...O pessoal do PT, aquele que dizia que não roubava....Aquele que dizia ser etico....aquele que vivia fazendo greve em estatais...Pois é, agora seu representante maior diz que pobre é bom porque não enche o saco...Tambem vetou o aumento dos aposentados....Comprou mensaleiros....e diz que não sabe de nada e não viu nada...

Anônimo disse...

Só quem mora em Paulínia sabe a atual realidade. A FUPESPP tem hoje apenas 114 alunos do total de 256 que são realmente moradores de Paulínia. Isso ja desrespeita a lei que garante 75% das vagas para moradores da região. Eu como a maioria dos moradores da cidade somos sim a favor da extinção da faculdade pois não somos obrigados a pagar para pessoas de outras cidade usarem nossa educação. Com isso sera aberta muito mais vagas para a educação infantil e creches que isso sim é obrigação do municipio e não ensino superior que é obrigação do Governo Federal. Esses alunos que estão se manifestando não foram colocados para fora de forma brutal. A guarda em momento algum ultrapassou seus limites, apenas conteve conforme pedia o momento. Esse alunos que posso chama-los de "Vandalos" não estão desamparados. A Prefeitura vai pagar até o final do curso de todos até mesmo a maioria que não mora em Paulínia. Existem no meio desses manifestos diversas pessoas e partido politico que são oposição, ex-fornecedores, derrotados pela atual administração que tem Edson Moura como prefeito em seu 3º mandato eleito com quase 72% dos votos. A matéria tem que ser divulgada, mas os dois lados da moeda também.