quarta-feira, 2 de agosto de 2006

Fupespp: A crise continua

FUPESPP


ASSISTA AO VIDEO AQUI

Pedro Amatuzzi/Tododia Imagem

Alunos da Fupespp durante protesto em frente à Prefeitura de Paulínia; eles querem a volta das aulas na fundação com os antigos professores

Alunos rejeitam mudança e realizam protesto

Estudantes decidiram manter as manifestações para que as aulas sejam retomadas na fundação

Os 255 alunos da Fupespp (Fundação de Pesquisas, Estudos Sociais e de Políticas Públicas) de Paulínia não retomaram ontem às aulas na Universidade São Marcos. Eles rejeitaram a terceirização do ensino e optaram pela continuidade do manifesto favorável ao retorno das aulas na fundação com os antigos professores. A decisão, tomada em assembléia, também motivou uma passeata até a sede da prefeitura. No local, eles se reuniram com uma comissão formada por integrantes do Executivo, da Fupespp e solicitaram a cópia do contrato de terceirização com a universidade. O pedido, junto da reivindicação de voltas às aulas na Fupespp, foi oficializado e entregue ao presidente do Conselho Deliberativo da fundação e prefeito da cidade, Edson Moura (PMDB), que deve se pronunciar nos próximos dias.

Antes de tomar a decisão, os alunos ouviram as considerações feitas pela diretora do campus da São Marcos, em Paulínia, Meire Müller. Ela esclareceu que os alunos continuam pertencendo à Fupespp e que as disciplinas seguem normalmente a grade curricular dos cursos de Comércio Exterior e Administração Pública oferecidos pela fundação, porém com professores da universidade. “Nesse primeiro momento, os professores não serão os mesmos da Fupespp. A nossa intenção é recuperar o primeiro semestre, que falta 24 aulas para ser encerrado, e concluir o segundo semestre em 26 de janeiro de 2007, quando se encerra o contrato feito entre a direção da universidade e a Fupespp”, disse.

IRREDUTÍVEIS

Apesar disso, os alunos se mostraram irredutíveis. Eles acreditam que as aulas poderiam ser mantidas na Fupespp, com os antigos professores, até que fosse encontrada uma saída para a fundação, seja ela a estadualização ou federalização do ensino. A idéia de tentar estadualizar ou federalizar a Fupespp foi cogitada por um aluno e aceita por Moura.

De acordo com os alunos, os integrantes da Fupespp e prefeitura pediram para que não haja grandes protestos, como os anteriores. Segundo eles, é grande a preocupação da comissão com a imagem do município e do prefeito. “Eles chegaram a dizer que a rescisão contratual com a São Marcos, caso o estudo volte para a Fupespp, afetaria os cofres públicos. Mas a decisão de contratar a São Marcos foi do prefeito, tomada de forma unilateral. Se houver algum prejuízo, quem deve responder é o prefeito”, disse o estudante João Paulo Cavalcante, 22. A comissão não se manifestou sobre a reunião.

Decisão provoca surpresa

A decisão da Superintendência da Fupespp em terceirizar o estudo por meio de um contrato com a Universidade São Marcos pegou alunos e pais de alunos de surpresa. A medida, tomada sexta-feira para cumprir um acordo assumido pelo prefeito Edson Moura (PMDB) com uma comissão suprapartidária, formada por cinco deputados estaduais, gerou indignação entre os envolvidos. “Eu estou indignado com tudo isso. Vocês estão sendo lesados, e isso não pode continuar assim. Os advogados de vocês têm de tomar providências urgentes, porque vocês estão sendo lesados pela administração pública”, disse o representante comercial José Luis Buzin, 43, pai de uma aluna, durante a assembléia dos alunos.

“É difícil essa situação. Paguei estudo particular para minha filha durante todos os anos da vida dela. Ela conseguiu entrar numa escola pública, e agora o direito à educação está sendo cerceado dessa forma? Isso não pode ocorrer”, declarou ele. Uma mãe, que pediu para não ser identificada, manifestou sua indignação quanto a diferenciação feita por Moura durante uma reunião apenas com estudantes moradores de Paulínia. “Há uma situação de ilegalidade nesta cidade, de lesão, e um sentimento de impunidade”, disse, revoltada com a demissão em massa dos cerca de 55 professores da Fupespp, na sexta-feira.

A diretora da São Marcos, Meire Müller, declarou que o processo caminha normalmente, e só seria interrompido com a extinção da fundação.

Fonte: Jornal TodoDia

31 comentários:

Anônimo disse...

ALUNOS SIM, BADERNEIROS DO PT, NÃO

Anônimo disse...

Edson Moura mentiu mais uma vez.

Anônimo disse...

As pessoas que estão envolvidadas neste processo ao se manifestarem o fazem pelo bom andamento e busca de uma solução razoável.
Nos pedem para calar para não prejudicar a imagem do prefeito ou do munícipio, que para alguns é a mesma coisa.
Não percebem que maior prejuizo é o silêncio de anos, que nos levou aos piores índices sociais e educacionais de toda região metropolitana.

Anônimo disse...

Custódio Campos, você disse tudo. Parabéms pelo seu comentário.

Anônimo disse...

Edson Moura, este é meu PREFEITO, juntamente com mai 69 por cento da POPULAÇÃO o POVO....Eu sou POVO.

É Por isso que o Sr. Custodio até agora......Paulínia é uma bela Cidade moro aqui desde 1960...

Graças ao PT e a Sua AMA...ainda não temos a revitalização do Centro.....

Quem é o PT pra falar em indice social...com os seus valeriosdutos e aprovação de deputados mensaleiros....

É isso ai Prefeito...continuo votando em voce....

Tem duas Paulinias uma antes do Edson Moura e outra depois Dele...

O estudante baderneiro não merece ser respeitado...

Anônimo disse...

Anônimo, vc só fala bem do Edson Moura só pq tem um Cargo de Confiança.

Anônimo disse...

... Não tenho não Sr. carlos. É que só quem não quer ver o que este Prefeito faz é que pode criticar.

...Se eu tivesse algum cargo de confiança não estaria tão decepcionado com o Presidente Lula, por ter vetado o aumento dos aposentados aprovado pelo Senado...

...Tem que falar bem de quem faz o bem e quem é do bem...

...O governo está assistindo a angustia de 8.000 funcinarios da Varig, onde aqueles que ganham ate 800 reais não recebem faz dois meses e os que ganham acima disso alem de não receberem nem o decimo terceiro do ano passado tambem não recebem seu salarios, a VarigLog não quer aceitar o onus e o nosso governo aquele do fome zero, ta nem ai...

Anônimo disse...

Tenha dó. Edson Moura foi a pior coisa que apareceu em Paulinia
A cidade parou. Só temos as obras fúteis dele que não servem pra nada.

Anônimo disse...

Alunos sim, Baderneiros não... é já diziam suas primeiras palavras lá em cima... Então me diz como logo depois vc diz que eles não merecem respeito... Me desculpe mais pessoas feito você não merece respeito...
E oq eu diz de 69% da população... nossa grande população... Paulínia é a única cidade do país que praticamente tem o memso n° de eleitores qt ao n° da população... Não existe crianças em nossa cidade (nossa axei que era bem grande o n° delas, já que 1.200 estão na fila de espera por uma vaga na creche), que triste né???
É fazer o que né... Paulínia aos meus 9 anos eu não tinha medo nem de ficar na porta da minha casa até as 2hrs da madrugada e hoje já não tenho essa confiança... Será que foram as propagandas exageradas dakilo que a cidade não é e nunca foi...
Revitalização do centro... hum me desculpe, mais ainda prefiro minha bolsa de faculdade e uma universidade... do que uma revitalização... prefiro os remédios nos postos e um atendimento digno na saúde do que uma pirâmide e um sambodromo ou ainda uma magia de cinema... é mais axo que vc tem o dinheiro suficiente pra fazer uso de um bom plano de sáude e pagar uma faculdade né!!!

Anônimo disse...

Cada povo tem o governo que merece, Paulinia colherá os frutos que semeia, a ignorancia é a sua pior praga,ignorancia sustentada pelos cofres públicos, o povo paga pela própria desgraça...é lamentável...após ter a oportunidade de ser um centro de excelencia academica vir a ser conhecida como a cidade que proibe a educação superior pública.

Anônimo disse...

NA MINHA OPINIÃO A MAIORIA DOS ALUNOS DA FUPESPP SÃO RIQUINHOS E DE OUTRA CIDADE, ACHEI É POUCO. VAMOS ESCREVER PARA O GUGU E MANDAR TUDO MUNDO DE VOLTA PARA A SUA TERRA, ELES NÃO PAGAM IMPOSTOS NA CIDADE, NOS MORADORES PAGAMOS IMPOSTOS CARISSIMOS PARA SUSTENTAR FILHINHO DE PAPAI, DAÍ NÃO NÉ. SE ELES NÃO ACEITAREM ESTUDAR NESTA FACULDADE PARTICULAR ELES VÃO FICAR SEM NADA, DAÍ EU ACHO BOM!! QUEM TEM TEMPO DE ESTUDAR O DIA INTEIRO E NÃO TRABALHAR É POR QUE NÃO PRECISA E GARANTO QUE OS ALUNOS DESTA FACULDADE QUE É PAGA TRABALHAM PARA PAGAR. É GENTE NÃO SOU FÃ DO HOMEM MAS NÃO DÁ PARA PASSAR TAIS COISAS NÉ.

Anônimo disse...

Antonia, por isso que o Brasil está essa merda. Aqui todos baixamos a cabeça e não tomamos atitude.

Já ouviu falar de REVOLUÇÃO?

Edson Moura tem que ser banido.

Anônimo disse...

ANTONIA, então você está dizendo para todos serem SUBMISSOS e ficarem de joelhos vendo as loucuras desse prefeito maluco?

A violência partiu do prefeito que NÃO aceita quem vai contras as seus abusos de PODER.

ABRAÇO

Anônimo disse...

Antonia, mas vc acha que a culpa de ter alunos de fora aqui é dos próprios alunos?
Você acha que os alunos que agiram com violência?
Você acha que para resolver os problemas da cota de 75% é fechando a FUPESPP?

Anônimo disse...

...Gente ta na cara que esses alunos BADERNEIROS, foram manipulados, por integrantes do PT, da milicia do PT em Paulinia que é a AMA PT, do ex-superintendente da fupesp, Lizias do PT, enfim todos do PT.

Anônimo disse...

QUANTAS ESCOLAS O EDSON MOURA CONSTRUIU???

SE NÃO TEM DINHEIRO PARA MANTER UMA FACULDADE, ENTÃO NÃO TEM DINHEIRO PARA UMA NOVA ESCOLA???

O QUE VAI ACONTECER COM A EDUCAÇÃO DE PAULÍNIA?

SERÁ CULPA DO PT DE PAULÍNIA?

PENSE BEM!

Anônimo disse...

Então você concorda com a atitude do fechamento da Faculdade srta Antonia?

Anônimo disse...

...Eu concordo com o fechamento da Fupesp, porque o ensino superior deve ser bancado pelo Estado ou governo Federal. Ainda mais se considerar que a maioria dos alunos vem de outras cidades...

Anônimo disse...

...Alunos da Fupesp, baderneiros do PT e sua milicia AMA PT.

Anônimo disse...

... Esse negócio de respeito aline,deve ser visto como algo que só pode ser considerado quando a reciproca é verdadeira...Esses baderneiros não respeitaram ninguem quando atrapalhavam o transito, justamente na hora que as pessoas mais precisavam fazer uso deste direito fundamental...

Anônimo disse...

...antonia, concordo contigo, a maioria destes baderneiros nem de Paulinia é, tem um ditado que diz que quando o cavalo é dado não se olha os dentes...
Tem ai e está disposição destes baderneiros incomPTentes todas as federais e estaduais a disposição, é só passar no vestibular...

Anônimo disse...

...BADERNEIROS...BADERNEIROS...AGORA VAO AO CONSELHO ESTADUAL CONTINUAR SUAS BADERNAS...BADERNEIROS...USURPADORES ...USURPADORES...USURPADORES E BADERNEIROS....

Anônimo disse...

...Os usurpadores da Fupesp, agora vão ao Conselho Estadual, aproveitem e levem aqueles deputados que resolvem...assim eles tb...quem sabe...

Anônimo disse...

Então, por que voces não observam o disse o PREFEITO....

O Prefeito comparou a Fupespp com a Faculdade São Marcos. Disse que quando construiu o sambódromo, sua intenção era construir uma Faculdade pública naquele local (sob as arquibancadas do sambódromo), porem, seu sucessor Dude Vedovelo cedeu o espaço gratuitamente para a Faculdade São Marcos, que é particular, usar e ganhar dinheiro às custas do seu dinheiro (referindo-se, que o dinheiro do município era dos munícipes ali presente) que foi usado para construir o prédio. A Fupespp esta tendo o mesmo destino, pois tem gente querendo ficar dono dela, e disse que se a Fupespp for mantida, quando eu (Moura) virar as costas vão fazer o que fizeram com a São Marcos, cobrar para que se possa estudar.

Questionado sobre os pais e alunos que não reside em Paulínia não poder participar da reunião, disse: não tenho que conversar com quem não é de Paulínia, é o povo de Paulínia que me interessa.

Disse que quase fechou a Fupespp antes dela abrir, porque queria que nela estudasse somente moradores de Paulínia. No entanto, foi convencido que isso não era permitido pela Constituição Federal, então, fez uma lei com reserva de 75% de vagas para os moradores de Paulínia.

Hoje a Fupespp está fora da lei, pois, tem mais estudantes de fora, do que de Paulínia.

As pessoas de fora poderiam pagar uma faculdade, pois, não trabalham, estuda o dia todo, então poderiam pagar. Enquanto que, os 100 (cem) bolsistas do crédito educativo trabalham de dia a estudam a noite e ainda terão que pagar o crédito.

Informou que já pediu para contatar várias Faculdades para que ofereçam o mesmo curso que a Fupespp oferece. Será feito um convênio entre a Prefeitura e a Faculdade para que a Prefeitura pague todo o curso. Perguntado sobre quando os alunos retornarão as aulas, o Prefeito foi enfático, no dia primeiro de Agosto começam.

O Prefeito disse que queria que a Faculdade desse certo, mas...

Anônimo disse...

Que fique claro, os alunos eram os baderneiros...Só que o mais importante é o que foi colocado pelo Prefeito...Os usurpadores que estavam como sanguessugas só esperando para agir...Parabens Sr. Prefeito...Parabens...esses usurpadores que façam como os demais cidadãos que são honestos, trabalhem para obter seu salario...

Anônimo disse...

E agora vem esse tal de custodio, defender esse pessoal...ele queria é que a fupesp ficasse sob sua custodia...entendeu, custodia quria a custodia para o PT, e suas milicias...

Anônimo disse...

Sabe que tem logica, quando se fala em muito dinheiro, esse pessoal se une mesmo...e finge que não sabe de nada...A ponto de agora o presidente dizer que foi ele que tirou jese dirceu e palocci...eles são assim...

Anônimo disse...

Pois é e ainda se acham que podem chamar outras de corruptas...pessoal do pt e sua milicia. Vcs, deveriam fazer igualzinho os jogadores de futebol de antigamente, quando estavam jogando mal, pediam para "cag"...e saiam....de fininho....antes que as pessoas percebesem...

Anônimo disse...

O Custodio, afirmou no seu blog como OBS que o Sr. Lisyas foi o primeiro Superintendente da Fupesp...será que?...Pois é, parece que...não, tb pode ser uma grande amizade....e a milicia...é parece que a milicia...ainda estava ensaiando...

Anônimo disse...

Tomara q Paulínia exploda e leve esse bando de gente burra e conformada para onde elas merecem ir! As coisas boas que o prefeito faz pela cidade não é favor nenhum, é obrigação de qualquer prefeito. As loucuras e os milhões q ele rouba eram pra ser utilizados na cidade, com coisas úteis para a população, mas como só tem gente burra e conformada aqui, torço p/ q ele continue roubando!

baron disse...

Positivo!!!