terça-feira, 26 de agosto de 2008

Família usa ponte do Rio Atibaia para morar

Na cidade mais rica da Região, pessoas estão vivendo há pelo menos 3 meses em condições subumanas

Sob a ponte do Rio Atibaia, em Paulínia, “residência com quarto, cozinha e banheiro” é vigiada pelo cachorro

A ponte sobre o Rio Atibaia, considerada cartão postal de Paulínia, tem servido como moradia para duas pessoas há pelo menos três meses. Os moradores transformaram a marquise da estrutura de cimento e metal numa residência, com direito a quarto, cozinha e banheiro às margens do rio. A vigilância da “casa” improvisada fica a cargo de um cachorro vira-lata preso por uma corda. Quem passa todos os dias pela ponte, e é muita gente porque interliga o Centro com a região populosa do João Aranha, não imagina que possa servir de lar para alguém. A situação evidencia duas problemáticas: a falta de construção de moradias populares nos últimos anos e também o atendimento aos moradores de rua. A prefeitura adota providências para remover as famílias e fazer acompanhamento social, além de estar em vias de começar a construção de unidades habitacionais.

Às 10h50 de anteontem, a reportagem visitou o lar improvisado. Um rapaz dormia num colchão debaixo da área cimentada. Aparentava nervosismo e não quis dar entrevista, nem falar seu nome. Disse que não morava no local, mas uma tia. Nem soube dizer quando ela voltaria para atender a reportagem. Quando perguntado o motivo de morar debaixo da via pública, ficou ressabiado.

“Dona, não estou morando aqui, não”, disse, nervoso, enquanto passava a mão no cabelo. Outra família, inclusive com crianças, já havia habitado a marquise no outro extremo da ponte, do outro lado do rio. Mas, proprietários de chácaras nas redondezas confirmaram que a família já havia deixado o local.

O frentista de um posto de combustível nas proximidades informou que os ocupantes da área estão no local há três meses. Segundo ele, a filha da moradora de rua sempre a busca para ir para casa, mas a mãe retorna ao local. O proprietário de uma chácara disse que os andarilhos estariam no local há cinco meses. Ainda informou que a outra família que morava debaixo da ponte não estava mais na área.

Fonte: Jornal TodoDia



17 comentários:

Anônimo disse...

Essa é a Paulínia que Paulínia não conhece!

Anônimo disse...

Powwwww vão morar no Theatro

Anônimo disse...

Cidade administrata de forma totalmente obscura. Tenho comércio na cidade e cansei de vender produtos para funcionários da prefeitura para uso particular, mas ele pediam para fazer a nota fiscal em nome da prefeitura. Os pequeno também aprenderam os esquemas.

Anônimo disse...

Se depender do Edson Moura, é bem capaz dele ainda cobrar IPTU dessa pobre família.

Anônimo disse...

Notícias que o Paulínianews.com.br nunca irá publicar

Anônimo disse...

Paulínia, a cidade de duas caras.

Anônimo disse...

Paulínia, a cidade dos mega extremos... De um lado o incentivo à implantação de condomínios fechados, cujo o custo de manutenção e vigilancia passa a ser dos condôminos, e não mais da prefeitura já que se paga o IPTU! Há quantos anos não temos políticas de habitação popular implantadas? Ah, esqueci que só se anuncia as vésperas da eleição, pra ganhar mais alguns votos, como na eleição passada né!

Anônimo disse...

com certeza é a Paulinia que o paulinense não conhece...

A corja sugando até o ultimo gole.

è hora de dar um pé na bunda geral desses pseudo-políticos, pra mim não passam de marginais engravatados.

Anônimo disse...

Esses safados deveriam ser enforcados em praça pública e esquartejados. Os pedaços jogados no rio Atibaia.
Fora, ladrões!

Anônimo disse...

O Homem eh tão bom que comprou até o Pavan que era seu adversário político, nós temos que tomar vergonha na cara e tentar mudar, não votar em Vereador já eleito, Vamos votar em Pessoas novas, vamos limpar aquela Prefeitura e aquela Camara de Vereadores.... Fora corja....Fora EM... Fora Ja, Fora Ju, Fora Bo, Fora todos...

Unknown disse...

Voces neste site tem muito despeito para com o Edson Moura que foi o cara que acabou com as favelas em paulínia em seu primeiro mandarto... Quem sabe, sabe...agora impedir que chegue gente de fora e vá morar em lugares publicos...embaixo da ponte...ahh até a tchurma do PT convida pra outras pessoas vir morar.... afinal até debaixo da ponte aqui em paulinia é melhro que o de muitas cidades administradas pelo pt que nem ponte boa tem :o(

Anônimo disse...

Para "a procura"

Cê tá procurando um cargo ou já achou e não quer perder?

Procure conhecer mais as coisas de sua cidade além do seu umbigo.

Anônimo disse...

É pessoal o Edson Moura definitivamente não quer pobres na cidade, somente libera construção de condomínios fechados de alto padrão. O bairro Alvorada Parque em Betel por exemplo não tem esgoto só fossas. Falta vagas nas escolas e creches porque ele não construiu nenhuma escola mais não falta prefeituras e THEATROS . Sò prefeituras ele construiu duas.

cuido da minha vida e vcs ? disse...

Eu sou uma dona de casa, muito trabalhadora. E á tempos venho percebendo que essa cidade nao tem nada pra nos oferecer, só um THEATRO em que só os ricos entram,, estou indignada. :( Meu marido me abandonou com 6 filhos, eu moro na granja, sempre vou à prefeitura para pedir que o prefeito me ajude, mais ele nunca está lá. Sempre está em Miami gastando o dinheiro público, aquele que Eu e Voce paga nos impostos altissimos cobrados nesse Show de Cidade Feliz. Feliz? Nao sei aonde só se for em Miami. Me poupe de tanta ipocrisia.!
Sobre os vereadores, acho que eles sao uns rebanhos de viados, porque tiraram meu nome do CACO, agora minhas criança passa fome, :x e como você acha que me sinto diante dessa situação? Meus filhos passando fome e eu sei poder fazer nada. Fico TRISTE. Deveria ser como antigamente os vereadores nao ganhavam se ofereciam como voluntários. Queria ver se isso fosse agora, se iria ter tanto corruptos aqui em Paulínia, essa CIDADE DE BOSTA!

Faço a minha parte. disse...

Hoje vim aqui fala dessa cidade de bosta. vou começar... sou viuva à dez anos, meu marido morreu em uma briga de bar ( levou uma FACADA na cabeça ), fico muito triste em comentar sobre esse episódio da minha vida, mais tenho que da um ponto final nessa situação. Quando meu marido morreu nós não tinhamos dinheiro pra comprar o caixão, eu fui humildimente à prefeitura pedir que eles me arrumassem pelo menos um caixote para colocar meu marido, ou então como eles são ricos dá um enterro digno para ele. Chegando lá fui recebida muito mal, eles me trataram super mau, só pelo simples fato de eu ser pobre. A moral dessa historia é. . . a cidade Paulínia não mudou continua do mesmo jeito, prefeito entra prefeito sai, e nunca muda! Minha indignação é essa! Sinto Muito Por tudo isso. PROMETO QUE QUANDO EU FOR ELEITA, VOU MELKHORAR ESSA CIDADE. VOTE, MARCIANA DA CORPUS ;D

Anônimo disse...

Bom! Analizemos: A cidade é responsável por toda pobreza existente?
Paulínia aguentaria, mesmo com os recursos financeiro altos, sustentar tôda pobreza do estado?
O Hospital Municipal, é responsável em gastos e atendimentos por todas as pessoas da região fora de Paulínia?
Discordo da propaganda do prefeito e querer "alçar" Paulínia, pois pessoas de todos os estados vendo tais propagandas, oque acontece? Correm para cá, pensando que aqui riquezas brotam de todos os cantos e de graça. sabemos que não é assim.
Aqui o grosso, é composto por pessoas que trabalham, tem seus salários, seus ganhos ou mesmo aposentados etc.
Vemos que aqui, enquanto outras cidades á noite estão em "discotecas" "barzinhos" ou coisas do ramo, aqui em Paulínia 22hs tá todo mundo já dormindo pro trampo de manhã, por isso se você sair á noite por aqui vai estranhar o trânsito quase deserto nas ruas.
É errado pessoas de fora pensarem que Paulínia é uma Suíça, ou que é uma casa de assistencia social prá todo mundo. Mas vem acontecendo isso. O prefeito com seus delírios e propagandas tem atraído pessoas de fim de mundo para cá. E qdo elas aqui se fixam, vêem que não era nada daquilo, que aqui não é nenhum mar de rosas, nenhum céu de Jesus Cristo, que se quizer tem que roer osso como todo mundo daqui prá manter suas vidas em equilíbrio pelo menos.(fora certas exeções, que o pessoal sabe de que falo né?) Por outro lado, uma mulher, se dirigir à uma prefeitura numa situação como a citada acìma, e não darem bolas....
Com certeza ela deve ter se dirigido à algum capêta por lá.
Porquê, mesmo Paulínia não sendo responsável pelo pobreza do estado, qualquer vereador, por mais mixuruca que fôsse..(bom! Conheço um que nada faria mesmo)
com certeza atenderia tal mulher e com muito gosto. Não deveria falar aqui, mas vou falar: Alguém sabe da vida particular do André Mattos, ou mesmo da família Mattos inteira? Poizé. Sabem as atitudes dessa família bem antes da política? Sempre foram ajudadores de pessoas assim. Nem sabem que sei, mas foram, e ainda são,e o André, sei de casos que cuida de família inteira de deficientes, e nem são parentes dêle. E nem são pessoas que podem lhe render votos, pois são deficientes, e só descobri por acaso, a própria familía de deficientes me contou. E outros casos que descobri.
Ou mesmo o Marquinho da Bola: Vou dedar! Sabem oque mais ele faz? Exatamente isso também, e de diversas formas. (ouvi dizer que detesta que o nome dêle aparêça, talvez por motivos religiosos, ou porque não vença a procura por êle)
Que realmente, não há quem aguente ser procurado por 24hs.
A Simone Moura por exemplo: Não descem tanto a lenha na mulher? Pois é! O íntimo mesmo desta mulher está exatamente êste objetivo: Coisas que beneficiam, que ajude realmente as pessoas.
Ou um Bonavita: Alguém sabe do Bonavita? O homem vive ajudando pessoas que nem são eleitores dêle.
De qtos caso já topei: Ohh! quem me ajudou foi o Bonavita, ou, ô quem me ajudou foi o fulano...
Ou mesmo na prefeitura: Sempre qdo apareço por lá, fico testando os funcionários, perguntando, conversando etc etc.....
De forma que, difìcilmente na condição citada pela mulher, não se conseguiria ajuda.
O problema pode ser que numa situação dessas, qualquer um está fora de si, e os resultados são
previsíveis.

Amélia Carolina Gonçalves de Aguiar disse...

Que os eleitores de Paulinia não pense somente em si próprio, lembre-se q a sociedade é uma só, e não é só uma minoria q precisa ser amparada. Também tem o fato de q não queremos obras faraônicas e sim obras q igualem umas pessoas das outras.
Lembre-se quem provocou todo esse alvoroso na vida dos funcionários públicos de Paulínia foi exatamente um cara irresponsável q desejava o poder a qualquer custo e se chama Edson Moura. Alguém levou muito dinheiro para mantê-los em greve.
Para ter "igualdade social" é necessário não mudar e ficar com a situação.