terça-feira, 12 de agosto de 2008

Editorial do Correio Popular


O Editorial do Jornal Correio Popular de hoje 12/08/08 abordou o seguinte tema:

Prioridades fora de cena em Paulínia

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), vários municípios se destacam pelo alto padrão oferecido a seus moradores, graças a políticas ajustadas de investimentos através dos anos, que garantem hoje uma qualidade de vida invejável. Somados todos os benefícios disponíveis, doze cidades se incluíram entre os cem melhores municípios do País, conforme pesquisa divulgada neste mês. É o caso de Indaiatuba e Jaguariúna, primeiro e terceiro lugares, tradução mais próxima do potencial da RMC neste sentido. Paulínia, com a maior arrecadação da região na proporção de seus habitantes, por conta do repasse das quotas de sua vocação petroleira, vive um momento especial que poderia ser a representação de um município ideal, mas esbarra na singularidade de suas prioridades. Obras de nítido caráter promocional colocam a cidade na agenda dos fatos, como a construção de um sambódromo para o Carnaval e eventos, a rodoviária-shopping, além da famigerada abóbada de cristal para cobrir uma igreja. A construção de um teatro magnífico com custo de R$ 53 milhões e a criação do pólo cinematográfico na cidade foram os últimos passos no prefeito Edson Moura (PMDB) para marcar sua passagem pela Prefeitura.

Sem entrar no mérito ou na conveniência de cada realização, que deve ser medida no grau de aceitação pública, não se pode deixar de confrontar com a falta de creches, com o déficit habitacional, com as inúmeras vias sem asfaltamento, do saneamento básico que não atende a todas as residências, ou mesmo o corte do subsídio que mantinha a faculdade local. Uma cidade que dispõe de um orçamento extraordinário não deveria apresentar problemas tão elementares fora da equação política.
Ao se fecharem as cortinas nos últimos meses do mandato do polêmico prefeito, anuncia-se a intenção de repassar para a iniciativa privada a responsabilidade de construção de creches, de casas populares, o saneamento e a administração do sistema de captação e distribuição de água, além da exploração do próprio pólo cinematográfico. Entre as justificativas apresentadas, Moura desdenhou do funcionalismo municipal, criticando sua eficiência e o “custo insuportável”.

Um município com uma arrecadação excepcional, que se dá ao luxo de erigir empreendimentos do porte dos levados a efeito, não pode prescindir de investimentos em questões prioritárias. Alegar falta de recursos foge da análise mais pueril sobre quais seriam as urgências ditadas pela população e como o orçamento poderia apresentar resultados mais adequados. Uma questão que somente a aritmética política tem o dever de explicar e resolver com o denominador comum do respeito aos cidadãos. Esta, no entanto, parece uma equação difícil de se resolver em Paulínia.
Fonte: Correio Popular


EXCELENTE EDITORIAL!!!

8 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o editorial do correio popular. Um verdadeiro Raio-X sobre a administração do Edson Moura.

Anônimo disse...

SHOW DE BLOG, parabéns

Anônimo disse...

otimooooo...ese comentario disse tudo sobre Paulinia...so esqueceram de citar tmb as centenas de cargos que mamam na prefeitura um absurdo como essa cidade so gira em torno disso...eu por exemplo nasci aqui..e naum consegui ate hj fazer uma ficha pra passar por medico...esqueceram de citar tmb esse tanto de gente que vem de outras cidades(nordeste) que lotam um certo gabinete...Paulinia nasci aqui...amo essa cidade...mas tenho nojo da politica daqui

Anônimo disse...

Sou mais um que tem nojo da forma que administram essa cidade

Anônimo disse...

Uma pena que em Paulínia não temos nenhum jornal sério que bate de frente com essa administração. Parabéns ao dono desse Blog, muito legal

Anônimo disse...

A hora damudança chegou. E vamos colocar todos esse scoruptos na cadeia.

Anônimo disse...

Ótimo editorial!!!! Porém esqueceram de citar os inúmeros cargos de confiança com salários faraônicos (inclusive esposa e irmã do candidato Pavan ).Muitos importados de S.Paulo ,outros de cidades da região.E o pior : Não comparecem ao serviço.Só dão uma passadinha. Deve ser esses funcionários que dão prejuízo aos cofres públicos.

Anônimo disse...

Parabéns Edson Moura, meu terreno que valia 15 mil hoje vale 40 mil, graças a sua administração (progresso) que é de esquerda vai continuar sendo de esquerda, uns fracasso!!!