terça-feira, 12 de setembro de 2006

Maquete do novo Manto de Cristal é exposta

Nova maquete do manto é apresentada

Maquete da nova estrutura do Manto de Cristal está exposta no Maquetário Público, no Centro de Paulínia

A maquete com a nova estrutura do Manto de Cristal já pode ser vista no Maquetário Público construído em frente à Igreja de São Bento, no Centro de Paulínia. A pirâmide de vidro, que antes cobriria a igreja, foi recuada. As catacumbas, que seriam construídas sob o templo para o sepultamento de personalidades, foi excluída do projeto. A mudança atende as solicitações feitas pela Igreja ao prefeito Edson Moura (PMDB). A construção do manto integra o “Projeto de Revitalização e Proteção das Edificações do Centro Histórico e Cultural do Centro”, orçado em R$ 114 milhões.

O templo ficará sem cobertura, mas refletirá na estrutura espelhada da pirâmide. A novidade fica por conta do estacionamento que deverá ser construído sob a pirâmide, na pista norte da Avenida José Paulino, que dá acesso ao bairro João Aranha. De acordo com a nova projeção, a via será inutilizada e os carros poderão estacionar em 45º. O canteiro central, que hoje divide as pistas da avenida, será retirado e colocado no mesmo nível da pista Sul, que dá acesso para Campinas. No local será construída a nova pista norte.

Uma outra mudança foi com relação às rampas de acesso à pirâmide. Elas foram ampliadas e agora partem das Avenidas Brasília e José Paulino, e das ruas Oscar Seixas de Queiróz e Malavazzi. O espelho d’água, que antes margeava a frente da pirâmide, foi diminuído devido o recuo da pirâmide para não cobrir a igreja. A escadaria do templo será retirada. No local será feito um aterramento e instalado uma superfície de vidro. Os totens (armações de concreto em forma de poste) foram remodelados.

A pirâmide ficará sobre uma estrutura de concreto e mármore, onde serão feitas esculturas que contarão a história de Paulínia, desde a chegada na ferrovia funilense até a construção do Manto de Cristal. Ao fundo do manto, será construído um teatro com cobertura em lona, no formato vela egípcia. A pirâmide terá 90 metros de comprimento, 60 metros de profundidade e 26 metros de altura. “É uma obra muito bem projetada. Atendemos as solicitações da Igreja e agora estamos reprojetando a construção”, disse o secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, João Batista Bonomi.

Apesar disso, a obra não pode ser iniciada devido interdição da Justiça, que paralisou a construção num raio de 100 metros da igreja. No entanto, o julgamento de mérito das duas ações é aguardado de forma positiva por Moura. A expectativa é inaugurar a obra até o final do mandato, em 2008. A obra pode ser vista também em um novo vídeo feito em três dimensões. Ele pode ser assistido no próprio maquetário. Segundo Bonomi, o novo vídeo e a nova maquete não representaram custos adicionais.

Fonte: Jornal TodoDia

7 comentários:

Anônimo disse...

Beleza, Paulinia merece ficar bem bonita. É isso ai Prefeito. Parabens ...

Anônimo disse...

Quanto dinheiro jogado fora com obras de inutilidade pública. Isso daí é ridículo

Anônimo disse...

Oba, Oba agora vamos ter um centro decente, não aquela coisa horrorosa que lá está. Parabens Prefeito....

Anônimo disse...

Anda pela cidade "refeita" do Moura. Está todo suja, e a calçada nova está toda encardida.

Repare que foi mal feita. Os desenhos dos tijolinhos estão errados em várias partes.

Anônimo disse...

o que podemos fazer numa cidade onde o prefeito brinca como uma criança com o dinheiro publico e a população?
temos q tirar ele de lá o mais rapido possivel, nao só ele mas todos q o seguem tb.

Anônimo disse...

os 'TANGAS"( pior que puxa saco, sao aquele que alem disso ainda ficam enterrados no C#) do Edson Moura, são tão covardes que quando defendem tanto imoralidade em uma administração escondem seus nomes e apoiam a baixaria como 'anominimo'

Paulinia merece muito mais!

Anônimo disse...

Qual a solução apresentada pelos que contestam o atual prefeito (Edson Moura)? Votar no Dixon para transformar Paulínia numa Cosmópolis, Sumaré, Hortolândia ou Artur Nogueira... Transformar a cidade num cabide de empregos de gente incompetente e sem instrução que apenas colocam os "companhero" para trabalhar? Não obrigado, já vimos essas histórias nas cidades listadas acima e outras como Campinas e a administração Toninho/Izalene, cuja principal função foi afundar toda a infra-estrutura da cidade, hospitais e escolas, sem falar no desemprego, São Paulo e a nossa querida ex-ministra "relaxa e goza" (Marta Suplicy), cujo único projeto foi a criação dos CÉU´s. Ela só esqueceu que governava a capital do Estado e a cidade com o maior orçamento da América Latina, não precisava fazer mais nada? Acho engraçado que os que criticam não apresentam solução, não vão a reuniões de audiência pública, nem a de prestação de contas. Muitos ainda não são nem da cidade, são estrangeiros que fizeram a besteira de eleger candidatos estúpidos e ignorantes em suas cidades e depois migram todos os dias a Paulínia para ter emprego, saúde, educação e segurança de qualidade. Como comerciante, não tenho mais nada a dizer a essas pessoas. Fico feliz de residir em Paulínia!