domingo, 24 de setembro de 2006

Parabéns Mizael pelos seus 40 anos!

Uma singela homenagem para esse ícone da mídia Paulinense

domingo, 17 de setembro de 2006

quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Xiiiiiii... fui burlar a LEI e perdi mais uma vez!

Servidoras de Paulínia voltam a trabalhar 8h a partir de amanhã

Liminar obriga a prefeitura a voltar com a jornada horária


As servidoras públicas de Paulínia voltarão a trabalhar oito horas diárias a partir de amanhã, de acordo com liminar deferida pelo desembargador do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), Laerte Nordi. A liminar foi requerida na Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) impetrada no começo do mês pela PGJ (Procuradoria Geral de Justiça) do Estado, que deu parecer pela inconstitucionalidade da lei municipal que reduziu para seis horas diárias a carga horária das servidoras municipais. A prefeitura vai notificar todas as funcionárias hoje para que cumpram a decisão a partir de amanhã.

Equipe de Moura estuda como reverter a liminar do Tribunal

Enquanto isso, os técnicos da Secretaria de Negócios Jurídicos estudam uma maneira de reverter a liminar. Para o advogado do STSPMP (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Paulínia), Jamir Menalli, a única maneira é estender o benefício aos homens para anular a desigualdade criada pela lei entre homens e mulheres.

A liminar acompanha o parecer emitido pelo procurador Geral de Justiça do Estado, Rodrigo César Rebello Pinho. De acordo com ele, a lei criou uma desigualdade entre servidores homens e mulheres, ferindo o princípio da isonomia, garantido pela Constituição. O parecer é exatamente o mesmo emitido pelo juiz Daniel Fabretti, ex-titular da Vara Distrital. Logo que obteve a cópia da lei que reduziu a carga horária das servidoras municipais, Fabretti encaminhou para o MPE (Ministério Público Estadual) para que fosse analisado o caso. O promotor abriu um procedimento investigatório e enviou para a PGJ, que se manifestou sobre o fato.

A manifestação de Pinho e o protocolo da Adin no TJ foram noticiados com exclusividade pelo TodoDia. A informação era desconhecida até mesmo por assessores do alto escalão do governo Edson Moura (PMDB). Ontem, após a publicação, o secretário de Negócios Jurídicos da prefeitura, Hamilton Campolina Júnior, foi a São Paulo em busca de obter dados sobre a Adin, e acabou sendo surpreendido pela liminar. À noite, de volta a Paulínia, Campolina se reuniu com assessores técnicos e administrativos para deliberar ações que deverão ser tomadas nas esferas administrativa e judiciária. “Ainda é prematuro dizer qual medida judicial vamos tomar, mas vamos atender de imediato a decisão do TJ”, declarou.

A Câmara também foi notificada da decisão e ontem enviou o documento para a assessoria jurídica, com objetivo de ser estudado alguma reversão no caso. “Não restava dúvidas, para a gente, de que a lei era inconstitucional. Mais cedo ou mais tarde o TJ avaliaria o caso”, disse o advogado do STSPMP. O caráter discriminatório da lei, segundo Menalli, poderá ser revertido caso o prefeito estenda o benefício aos homens.

“O município é autônomo. Se instituir as 30 horas semanais para homens e mulheres, ninguém poderá interferir”. No entanto, Moura já declarou que não beneficiará os homens com a redução da carga horária. Para anunciar a redução, o prefeito convocou uma mega reunião com os servidores, que comemoraram a decisão.
Fonte: JornalTodoDia

terça-feira, 12 de setembro de 2006

Maquete do novo Manto de Cristal é exposta

Nova maquete do manto é apresentada

Maquete da nova estrutura do Manto de Cristal está exposta no Maquetário Público, no Centro de Paulínia

A maquete com a nova estrutura do Manto de Cristal já pode ser vista no Maquetário Público construído em frente à Igreja de São Bento, no Centro de Paulínia. A pirâmide de vidro, que antes cobriria a igreja, foi recuada. As catacumbas, que seriam construídas sob o templo para o sepultamento de personalidades, foi excluída do projeto. A mudança atende as solicitações feitas pela Igreja ao prefeito Edson Moura (PMDB). A construção do manto integra o “Projeto de Revitalização e Proteção das Edificações do Centro Histórico e Cultural do Centro”, orçado em R$ 114 milhões.

O templo ficará sem cobertura, mas refletirá na estrutura espelhada da pirâmide. A novidade fica por conta do estacionamento que deverá ser construído sob a pirâmide, na pista norte da Avenida José Paulino, que dá acesso ao bairro João Aranha. De acordo com a nova projeção, a via será inutilizada e os carros poderão estacionar em 45º. O canteiro central, que hoje divide as pistas da avenida, será retirado e colocado no mesmo nível da pista Sul, que dá acesso para Campinas. No local será construída a nova pista norte.

Uma outra mudança foi com relação às rampas de acesso à pirâmide. Elas foram ampliadas e agora partem das Avenidas Brasília e José Paulino, e das ruas Oscar Seixas de Queiróz e Malavazzi. O espelho d’água, que antes margeava a frente da pirâmide, foi diminuído devido o recuo da pirâmide para não cobrir a igreja. A escadaria do templo será retirada. No local será feito um aterramento e instalado uma superfície de vidro. Os totens (armações de concreto em forma de poste) foram remodelados.

A pirâmide ficará sobre uma estrutura de concreto e mármore, onde serão feitas esculturas que contarão a história de Paulínia, desde a chegada na ferrovia funilense até a construção do Manto de Cristal. Ao fundo do manto, será construído um teatro com cobertura em lona, no formato vela egípcia. A pirâmide terá 90 metros de comprimento, 60 metros de profundidade e 26 metros de altura. “É uma obra muito bem projetada. Atendemos as solicitações da Igreja e agora estamos reprojetando a construção”, disse o secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, João Batista Bonomi.

Apesar disso, a obra não pode ser iniciada devido interdição da Justiça, que paralisou a construção num raio de 100 metros da igreja. No entanto, o julgamento de mérito das duas ações é aguardado de forma positiva por Moura. A expectativa é inaugurar a obra até o final do mandato, em 2008. A obra pode ser vista também em um novo vídeo feito em três dimensões. Ele pode ser assistido no próprio maquetário. Segundo Bonomi, o novo vídeo e a nova maquete não representaram custos adicionais.

Fonte: Jornal TodoDia

domingo, 10 de setembro de 2006

REVOLUÇÃO DIGITAL

CAPA DE 1995


CAPA DE SETEMBRO 2006

Só para ilustrar: se não fosse o Youtube, quando e onde você iriar ver isso? E isso? OU ISSO!!!

quarta-feira, 6 de setembro de 2006

Criado Conselho de Preservação do Patrimônio

FARAÓ deve definir membros como forma de garantir a realização das obras do Manto de Cristal

PAULÍNIA FELIZ

A “cartilha” de boas maneiras seguida à risca pela Prefeitura de Paulínia para conseguir construir o Manto de Cristal no Centro da cidade inclui a criação do Comphact (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Ambiental, Cultural e Turístico) e a restauração da Igreja São Bento. Os itens da cartilha, que inclui o novo projeto da pirâmide, seriam uma forma de demonstrar à Justiça que as obras do “Projeto de Revitalização e Proteção das Edificações do Centro Histórico e Cultural do Centro”, orçado em R$ 114 milhões, não seriam prejudiciais ao município, e que deveriam ser liberadas. A Justiça ainda não tem data para analisar as ações que paralisaram as obras no raio de 100 metros da igreja.

O conselho, criado no final do mês passado junto à Secretaria de Cultura, teria a finalidade de tombar o templo e assim demonstrar à igreja e à sociedade que a construção ficaria protegida da implantação da pirâmide. A restauração da igreja seria feita com objetivo de impedir danos à construção, de pouco mais de um século, com a implantação da pirâmide. O conselho será composto por 13 membros titulares e respectivos suplentes. Oito dos 13 cargos devem ser ocupados por representantes das Secretarias de Negócios Jurídicos, Cultura, Turismo e Eventos, Obras e Serviços Públicos, Planejamento e Coordenação, Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente, Habitação e Fiscalização.

O restante será dividido entre um representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), dois do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), sendo um engenheiro e outro arquiteto, e dois representantes da sociedade civil, integrantes de ONGs (Organizações Não-Governamentais) legalmente constituídas no município, a critério do Executivo. De acordo com a lei, o presidente do Comphact poderá ser o secretário de Negócios Jurídicos, Hamilton Campolina Júnior. Mas cogita-se que a função seria assumida pela secretária de Cultura, Tatiana Stefani Quintella. Entre as deliberações do Comphact estão principalmente tombamentos, desapropriações e ações de preservação e valorização do Meio Ambiente.

O prefeito Edson Moura (PMDB) ainda não nomeou os conselheiros. No entanto, os decretos com os respectivos nomes são aguardados até o final do mês. Para a restauração, a prefeitura deve firmar acordo com a Igreja. No entanto, o TodoDia apurou que a hipótese ainda sequer foi apresentada à Comissão de Tombamentos de Igrejas da Arquidiocese de Campinas, formada por cônegos.

O primeiro passo para demonstrar as boas maneiras deve ser revelado na próxima semana. No novo projeto da pirâmide, a prefeitura recuou a construção de forma a não mais cobrir a igreja, e excluiu a construção de catacumbas sob o templo. Nas catacumbas seriam sepultadas personalidades do município. O novo projeto atende às solicitações da Igreja, contrária a construção de um símbolo místico sobre seu templo.

ONG é contra mudanças no projeto

A direção da ONG (Organização Não-Governamental) AMA-Paulínia (Associação dos Moradores e Amigos de Paulínia) reagiu de forma negativa às ações da Prefeitura de Paulínia para se desvencilhar das ações judiciais que barram a construção do Manto de Cristal no Centro. Eles acreditam que a Justiça não deve analisar o caso em menos de cinco anos e que o município precisa investir no social, como construção de escolas e moradia. O posicionamento foi tomado após a reportagem publicada pelo TodoDia, domingo.

De acordo com o presidente-administrativo da ONG, o médico Marcos Aurélio Teixeira, a mudança no projeto de construção da pirâmide não é suficiente para conseguir uma vitória na Justiça. “Se fosse assim, eles teriam conseguido derrubar as liminares. Eles tentaram, até as últimas instâncias, mas não conseguiram retomar a obra, e isso deverá manter-se”, declarou. O objetivo da prefeitura é terminar a obra até 2008, quando se encerra a gestão do prefeito Edson Moura (PMDB). “Para a Justiça se posicionar, ela precisará de diversos laudos de instituições, e isso tem de respeitar um trâmite. Não é de forma emergencial que a prefeitura conseguirá se desvencilhar das ações que impediram esse dispêndio do dinheiro público”, declarou Teixeira.

Ele se refere a análise do tombamento da Igreja de São Bento ao Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), requerido pela ONG. No entanto, segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, João Batista Bonomi, o Condephaat somente reconheceria o tombamento da igreja se a construção fosse de interesse do Estado. “Por isso observou-se a criação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Ambiental, Cultural e Turístico de Paulínia”, disse.

Fonte: JORNAL TODODIA

segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Moura recua perante pressão e modifica Manto de Cristal

FARAÓ: Pirâmide não vai mais cobrir a Capela de São Bento, no Centro



De forma a atender às solicitações da Igreja Católica, a Prefeitura de Paulínia elaborou um novo projeto para construção do polêmico Manto de Cristal no Centro da cidade. A pirâmide de vidro, que antes ficaria sobre a Capela de São Bento, foi reprojetada e não mais cobrirá o templo. As catacumbas, que seriam construídas sob a igreja para sepultamento de personalidades, foram excluídas do projeto. A mudança está sendo guardada em segredo e deve ser revelada em 15 dias, com a divulgação de uma nova maquete no Maquetário Público, construído especialmente para visitação pública, e novo vídeo em três dimensões. A construção do manto integra o “Projeto de Revitalização e Proteção das Edificações do Centro Histórico e Cultural do Centro”, orçado em R$ 114 milhões.

A mudança havia sido noticiada há exatamente um ano pelo TodoDia. Na época, o prefeito Edson Moura (PMDB), depois de ouvir de um dos integrantes da Igreja que seu projeto era uma “afronta” ao Catolicismo, recuou e optou por ouvir as reivindicações. O novo projeto mantém a pirâmide no mesmo local, porém sem cobrir a igreja. Entretanto, para a prática, a prefeitura precisa se desvencilhar de processos judiciais (leia reportagem abaixo). De acordo com que o TodoDia apurou, três lados da pirâmide terão a mesma superfície. O quarto lado, da igreja, ficará recuado. A reprojeção foi feita de forma a manter a qualidade visual da construção. A pirâmide terá 90 metros de comprimento, 60 metros de profundidade e 26 metros de altura.

Leia matéria completa aqui